Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Da Redação
O Instituto Empresarial de Apoio à Formação da Criança e do Adolescente – Pró-Criança, referência na erradicação do trabalho infantil desde 1995, agora contará com recursos da cooperativa Sicob 3 Colinas para potencializar seus projetos. A assinatura do convênio aconteceu na quarta-feira (04), na sede administrativa do Sicoob 3 Colinas, com a presença de representantes da cooperativa e do Instituto.
Antônio Waldyr Medezani, presidente do Conselho de Administração do Sicoob 3 Colinas, destacou a relevância de apoiar iniciativas com forte impacto social na cidade. “A solidariedade que existe em Franca a gente não vê em nenhuma outra cidade do Brasil. E, a partir de hoje, o Sicoob 3 Colinas tem a honra de participar também do Instituto Pró-Criança. Queremos somar e ser mais uma gota no universo para ajudar a transformar vidas e histórias.”
O Instituto Pró-Criança, fundado em 1995 para combater o uso de mão de obra infantil no setor calçadista de Franca, criou o Selo Pró-Criança para garantir a não exploração infantil nas indústrias. Com o tempo, percebeu-se que o problema estava nos terceirizadores, o que levou à criação de bolsas de estudo para os filhos desses trabalhadores, vinculadas ao compromisso de não utilizarem mão de obra infantil. Hoje, o Instituto oferece bolsas anuais para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em áreas como esportes, artes, idiomas, reforço escolar e cursos profissionalizantes, ampliando seu impacto em toda a cidade. Desde a fundação, beneficiou mais de 27,5 mil pessoas.
Elcio Giacometti, presidente do Pró-Criança, aproveitou o encontro para relembrar a história do Instituto e os frutos colhidos com o trabalho que desenvolvem. Giacometti compartilhou a história de uma das alunas que se tornou dançarina profissional e hoje está no Canadá, além de ex-bolsistas aprovados em cursos de Medicina.
Ele ressaltou também que somente neste ano estão sendo atendidas em torno de 1,2 mil crianças e a parceria com o Sicoob 3 Colinas permitirá ampliar os atendimentos. “Ninguém conseguiu implantar um projeto como o nosso, de erradicação do trabalho infantil. E agora vamos expandir e atender mais pessoas com a contribuição de vocês, mas o mais importante de tudo é que esta parceria marca uma mudança de mentalidade empresarial financeira que existe hoje e começou por vocês das cooperativas”.
Marcos Valério Gonçalves de Oliveira, Diretor Operacional do Sicoob 3 Colinas, fez um paralelo entre dois dos sete princípios do cooperativismo com o propósito do Pró-Criança, o de “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”. “Sempre digo que no cooperativismo de crédito já nascemos ESG, praticamos esses princípios há muito tempo e fico feliz em ver propósitos semelhantes no Pró Criança. Estou muito contente em selarmos essa parceria para podermos contribuir com o trabalho extraordinário que desenvolvem”, afirmou Valério. Ele também lembrou outras parcerias da cooperativa com instituições como a APAE de Franca, a Fundação Espírita Allan Kardec – Projeto Estrelinhas, e o Menino Barsanulfo.
Presenças
O evento contou com a presença de diversas lideranças do Sicoob 3 Colinas, incluindo Jorge Luiz Vieira Gomes (Vice-Presidente), Silvio César Martins Prieto (Diretor Administrativo), Daniel Martins Alarcon (Diretor de Negócios), Larissa Granado Sousa Vogado (Gerente Regional de Negócios), e Maisa Matheus (Secretária Executiva).
Pelo Instituto Pró-Criança, participaram Paulo Zamikhowsky (1º Vice-Presidente), Sérgio Vanderlei Canavez (1º Tesoureiro), Lázaro Antônio Reinaldi (2º Tesoureiro), Heber Pereira Junior (1º Secretário), Wagner Lopes Muiños (Conselho Fiscal), e Tatiana Limonte (Coordenadora Pedagógica).
Com essa nova parceria, o Sicoob 3 Colinas reafirma seu compromisso em investir no desenvolvimento social, contribuindo para uma Franca mais justa e igualitária.
Pró-Criança
O Instituto Pró-Criança é uma organização social criada em 1995 em Franca (SP), com o objetivo de combater o trabalho infantil no setor calçadista, que à época era uma prática comum na região. Inicialmente, a iniciativa se destacou com a criação do Selo Pró-Criança, um mecanismo para certificar indústrias que não exploravam mão de obra infantil. Contudo, a instituição identificou que o problema persistia nos serviços terceirizados, o que motivou uma nova abordagem: oferecer bolsas de estudo aos filhos de trabalhadores, vinculadas ao compromisso dos pais de não envolverem seus filhos em trabalho infantil.
Ao longo dos anos, o Instituto ampliou significativamente seu alcance e escopo de atuação. Hoje, oferece anualmente bolsas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, abrangendo atividades em áreas como esportes, artes, idiomas, reforço escolar e cursos profissionalizantes. Este trabalho tem um impacto transformador, tanto no desenvolvimento pessoal dos beneficiados quanto na promoção de uma sociedade mais justa. Desde sua fundação, mais de 27,5 mil pessoas foram beneficiadas por suas iniciativas.
Além disso, o Instituto é reconhecido por seu papel inovador e de referência nacional na erradicação do trabalho infantil. Seu impacto vai além do auxílio direto às crianças e adolescentes, pois também contribui para uma mudança cultural na comunidade e no meio empresarial, promovendo valores de responsabilidade social.
A parceria recente com o Sicoob 3 Colinas reforça a relevância do Pró-Criança ao proporcionar recursos adicionais para a ampliação de seus projetos. Com cerca de 1,2 mil crianças atendidas atualmente, essa colaboração permitirá expandir o alcance do trabalho do Instituto, aumentando o número de beneficiados e a diversidade de atividades oferecidas. O Pró-Criança não apenas combate o trabalho infantil, mas também abre caminhos para um futuro mais digno e promissor para as novas gerações, consolidando sua importância no cenário social de Franca.