Da Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca
O prefeito Alexandre Ferreira anunciou dois importantes programas para a saúde pública de Franca (SP). Trata-se da ampliação dos serviços de saúde mental, através da construção de um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e de novos prédios para abrigar UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já existentes.
O evento contou com a presença de secretários, vereadores e autoridades e faz parte de uma série de projetos para fazer o maior investimento na construção de unidades de saúde da história de Franca. Isso porque, além do Hospital Público Estadual que tem previsão de ser inaugurado no segundo semestre de 2025, estão em andamento as obras do Ambulatório de Especialidades do Uni-Facef (em parceria com a Prefeitura), do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que será entregue em 2026, e de duas novas UBSs, no Jardim Palma e Esmeralda/Peres Elias.
Saúde mental
Durante o anúncio em seu gabinete, o prefeito Alexandre Ferreira também falou sobre os investimentos feitos na área da saúde mental e declarou que será construído um CAPS I (Infantil) entre a rua Gines Garcia e Avenida Jaime Telini, nas proximidades do novo NGA, em área de 750 metros quadrados. A unidade, que terá início nos procedimentos de licitação nos próximos dias, atenderá crianças e adolescentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou questões psíquicas causadas pelo uso de substâncias, como álcool e outros entorpecentes. “É um ganho para a cidade e que ampliará os atendimentos para as crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Alexandre Ferreira.