Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Thiago Rocioli
Da Redação
Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Publicações nas redes sociais têm compartilhado um vídeo afirmando, de forma enganosa, que a Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra Frei Gilson. No entanto, a informação é falsa.
As postagens exibem imagens de uma ação da PF contra um homem calvo, de camiseta cinza, que discute com os agentes. A legenda sugere que se trata de uma suposta perseguição política ao religioso, alegando que a operação ocorreu porque ele realizou lives direcionadas a admiradores de Bolsonaro. Porém, as lives não possuem teor político e todo sermão é baseado de trechos bíblicos.
A verificação da origem do vídeo mostra que o conteúdo foi manipulado. As imagens foram originalmente divulgadas pelo portal Metrópoles em 14 de fevereiro de 2025 e registram uma operação de busca e apreensão na casa de Gustavo Henrique Duarte, secretário de Assistência Social de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. O homem detido no vídeo, na realidade, se identifica como bispo da Igreja Batista Global e foi alvo de um inquérito da PF sobre a disseminação de informações falsas durante as eleições para o governo do Mato Grosso em 2022.
Para confirmar a falsidade da alegação, a equipe do Fato ou Fake utilizou a ferramenta InVid para dividir o vídeo em quadros e realizar uma busca reversa das imagens no Google Lens. O resultado confirmou que o registro não tem qualquer relação com Frei Gilson. Além disso, postagens no Facebook e no Instagram que propagaram a informação enganosa já foram rotuladas com um alerta de conteúdo falso por verificadores independentes.