Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Arteris ViaPaulista realizará, nesta quarta-feira (6), às 10h, entre Restinga (SP) e Franca (SP), mais uma edição do Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas – a segunda do ano.
A atividade será realizada na SP-334 – Rodovia Cândido Portinari, km 387, sentido Sul, na alça de saída do dispositivo de retorno. O objetivo é treinar, integrar e atualizar os procedimentos utilizados pelas equipes operacionais no dia a dia, sobretudo o atendimento pré-hospitalar (resgate) em situações emergenciais e que exigem rápida tomada de decisões.
A ação conta com a parceria e apoio da Cetesb, Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal de Franca, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, São Francisco Resgate e Transportadora Videira.
Equipes estarão empenhadas em prestar um atendimento para ocorrência de colisão traseira envolvendo um veículo de passeio e uma carreta, que resultará em duas vítimas graves no carro (condutor e passageiro) e duas vítimas leves (passageiros banco traseiro). A ocorrência terá ainda um agravamento, com o derramamento de ácido sulfúrico na pista, considerado produto perigoso e inflamável. Ao todo, cerca de 30 pessoas devem participar do treinamento.
A realização do exercício de simulado é uma ação voltada para o treinamento das equipes operacionais da empresa, possibilitando com realismo a prática indicada para atendimento a acidentes envolvendo produto perigoso, avaliando critérios importantes como tempo de resposta para o atendimento, sinalização, integração das equipes envolvidas e os procedimentos adotados.
Para atendimento à ocorrência são mobilizados recursos da concessionária, como viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves e pesados, caminhão-pipa, ambulâncias de atendimento pré-hospitalar e operadores do Centro de Controle Operacional.
“O simulado é uma oportunidade para integrarmos equipes e agentes externos que trabalham em ocorrências desse tipo, reciclar e atualizar conhecimentos e, assim, garantir eficiência em situações reais”, explica a gerente de Operações, Ana Caetano.