Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Thiago Rocioli
Da Redação
No livro “Ariano Suassuna: no teatro da vida”, o pesquisador Anderson da Silva Almeida celebra um dos maiores ícones da cultura brasileira nos 10 anos de sua morte. Escritor, dramaturgo e criador do Movimento Armorial, Suassuna buscava unir o erudito ao popular, mesclando raízes ibéricas, árabes e nordestinas. Sua trajetória, marcada por obras como O Auto da Compadecida e embates culturais, reflete o impacto de um artista que transcendeu seu tempo.
A coletânea, com 13 artigos de pesquisadores de todo o Brasil, explora desde os primórdios do autor em Taperoá, Paraíba, até sua atuação política nos anos de chumbo e polêmicas culturais, como o confronto com a Tropicália. Suassuna, descrito como “monarquista de esquerda” ou “extremista de centro”, revisitou suas visões e enfrentou contradições, sem jamais perder a essência poética e crítica de sua obra.
Organizado para leitores diversos, o livro é um mergulho nos contrastes de Ariano: o sagrado e o profano, o popular e o erudito, o trágico e o cômico. Um tributo à genialidade de um mestre da cultura brasileira.