Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Da Redação
Fotos: Divulgação
Professores de violino de Ribeirão Preto e região terão uma oportunidade especial para aprimorar seus conhecimentos técnicos do instrumento e de estratégias pedagógicas com o Curso de Violino Suzuki Livro 3, que será ministrado pelo violinista e professor treinador Fábio dos Santos, entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. O curso é uma iniciativa inédita oferecida pela Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), em parceria com o Ministério da Cultura e o Centro Suzuki de Campinas.
Esta é a primeira vez que a Alma oferta o curso Suzuki de formação de Violino do Livro 3 – de forma inédita em Ribeirão Preto neste módulo. As inscrições podem ser feitas através do formulário eletrônico, acessado pela rede social da academia (@alma_ribeirao), ou direto no link: https://docs.google.com/forms/d/1ifkbzd7NPZ2_8dIZzbqVcJXDDgmD8hEGRrvB9peLfPc/edit#responses. O valor do curso é R$ 400,00 por aluno e as aulas serão presenciais, no auditório de Centro Médico do RibeirãoShopping (Avenida Cel Fernando Ferreira Leite, 1540). No total, serão 33 horas de atividade, contemplando a parte pedagógica (15h), aulas de observação (8h) e de estratégias de ensino (10h). O período de inscrição se estende até o preenchimento das 15 vagas disponíveis.
Para participar do curso é preciso que o aluno observe com atenção os pré-requisitos relacionados na ficha de inscrição. Alguns deles são: ter o mínimo de 18 anos e Ensino Médio completo, conclusão do curso de capacitação de Violino Suzuki 1 e 2, estar regularizado na Associação Suzuki das Américas, executar todo o repertório da Unidade 3 sem leitura, e ter aprovado o vídeo-audição do nível Básico, que deve ser encaminhado com link de YouTube para o e-mail centrosuzukidecampinas@gmail.com. “O pré-requisito fundamental para este curso é ter concluído os livros 1 e 2 da metodologia Suzuki porque há uma sequência rigorosa neste sistema de ensino”, ressalta Sara Cesca, professora de violino da Alma.
Qualificação diferenciada
De acordo Sara Cesca, há, no Brasil, apenas três professores oficialmente reconhecidos pela Associação Suzuki e um deles é Fábio dos Santos, responsável pela ministração do curso em Ribeirão Preto. Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Santos é professor credenciado e membro ativo da Associação desde 2001, reconhecido em âmbito nacional e internacional. Paralelamente, mantém atividades como músico popular e erudito junto ao grupo CarcoArco, que pesquisa rabecas brasileiras, e no Quinteto Café Tango, dedicado à música popular instrumental de câmara.
“Ao proporcionar um curso de capacitação dessa natureza, a Alma cumpre o papel de elevar ainda mais o nível de excelência e formação dos professores em seus projetos, como na atuação direta de cada professor que exerce seu ofício na cidade e na região. O resultado ultrapassa a boa execução instrumental, tocando no fomento de um ensino transformador para além da arte”, comenta a professora. Segundo ela, os alunos participantes do curso terão o nome registrado na página da Associação Suzuki das Américas.
A metodologia Suzuki – que vem sendo amplamente difundida no Brasil nas últimas duas décadas – tem como pilar central de sua filosofia a premissa de que todas as crianças são capazes e abordagem de ensino que proporciona a aquisição de habilidades musicais de forma natural. “Sem dúvida, trazer esse curso de capacitação para Ribeirão Preto é mais uma conquista que a Alma celebra em sua missão de promover ensino musical de alto nível. Seja para os nossos alunos, seja para os alunos de professores que atuam em outras frentes em nossa cidade e municípios vizinhos”, arremata Dulce Neves, presidente da Academia Livre de Música e Artes.
Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient e NECTA; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos, Usina Vertente/Tereos, Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.