Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A trajetória do advogado João Fioravante Volpe Neto, que soma quase cinco décadas de dedicação ao Direito, será eternizada em uma biografia escrita pela advogada e escritora nordestina Teresa Paiva de Oliveira. O lançamento acontecerá nas próximas semanas, na sede da OAB Franca, reunindo representantes da advocacia nacional e instituições do setor jurídico.
O projeto da biografia surgiu em setembro de 2024, por iniciativa do Conselheiro Federal da OAB, Sildilon Thomaz Maia do Nascimento. Antes mesmo de seu lançamento, o livro já recebeu moção de aplausos da Assembleia Legislativa da Bahia, proposta pelo deputado José de Arimateia Paiva.
“A história de João Volpe transcende a advocacia. É um legado de luta, ética e compromisso social que merece ser conhecido em todo o Brasil”, afirma a autora Teresa Paiva de Oliveira.
O evento de lançamento contará com a presença de autoridades como membros do Conselho Federal da OAB, OAB São Paulo, OAB Franca, além da Editora Sebo Vermelho e do Instituto Luiz Gonzaga, entre outros apoiadores.
A biografia será publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), reconhecida por sua produção acadêmica e literária, e indexada na Scielo desde 2012. A EDUEPB já teve uma de suas obras semifinalista no Prêmio Jabuti 2024.
A obra traz um prefácio assinado pelo advogado e professor Marcos Antônio Souto Maior Filho, que representa seu pai, o desembargador Marcos Antônio Souto Maior, e o Juiz Federal André Dias Fernandes, doutor em Direito do Estado pela UAP e ex-Procurador da Fazenda Nacional.
As orelhas do livro são assinadas por Sildilon Thomaz Maia do Nascimento, representante do Conselho Federal da OAB, enquanto a apresentação é de Paulo Wanderley, curador da vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Teresa Paiva de Oliveira é autora de livros como “Gentil, verás que um filho teu não foge à luta”, biografia de seu pai, e “Esmeraldas ao Vento”, cuja apresentação foi assinada pelo presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que veio de Washington para o lançamento em 2024. Com essa obra, João Volpe tem sua trajetória de ética e compromisso com a advocacia registrada para as futuras gerações, consolidando seu nome como uma referência no cenário jurídico nacional.