• Brasil
  • 10:36:10 am

Pilates: você sabe como surgiu?

Seu Método é referência em todo o mundo, ajudando milhares de pessoas debilitadas a melhorarem seu condicionamento físico

news-details

Joseph Pilates nasceu no ano de 1883 na Alemanhã.

Foi uma criança muito doente e sofria de doenças reumatologicas. Por conta disso, dedicou toda sua juventude a melhorar o condicionamento físico e evitar as consequências dos seus problemas. Dessa forma começou a ser uma pessoa mais ativa, sempre praticando exercícios.

Joseph também começou a estudar intensamente anatomia, física, biologia, fisiologia, e medicina tradicional chinesa, além de ter conhecimentos em musculação, yoga, artes marciais  e ginástica. Todas essas tecnicas influenciaram muito o Método Pilates.

manizafisioterapeuta

Em 1912 Joseph mudou para a inglaterra, ele pegava molas das camas e colchões e transformava em exercício de resistência. O que deu a origem as ideias dos aparelhos Cadillac e Reformer. Depois da Guerra voltou para a Alemanhã e começou a treinar os Policiais de Berlim e os membros do exercíto alemão.

Em 1914 Joseph Pilates foi preso por ser alemão em um campo de concentração e la ele começou a desenvolver o plano de Exercícios de Pilates. Joseph incentivava os colegas a praticarem as atividades fisícas, até os que estavam de cama. Em 1926 Joseph migrou para os Estados Unidos, decepcionado com a situação politica e social da Alemanha. Na viagem conheceu sua futura esposa, Ana Clara Zeuner e juntos, em 1929 fundaram um Studio na 8° Avenida de Nova York.

Inicialmente a técnica era chamada de contrologia, por utilizar a mente para controlar o corpo. Por estar próximo também da Broadway, consquistou diversos dançarinos, tanto para o fortalecimento quanto  para a reabilitação. Assim, diversos dançarinos e coreógrafos famosos descobriram sua técnica.

Na década de 60 o Método Pilates já estava com a popularidade em alta e começou a ser conhecido fora de Nova York. Em 1967  aos 83 anos, Joseph Pilates faleceu por complicações de um incêndio no seu Studio. Mas a sua esposa continuou levando seu legago mundo afóra.

Hoje o Método Pilates é extremamente conhecido, podendo ser praticado por qualquer público, oferencendo benefícios a todos.

Dra. Melissa Maniza
Fisioterapeuta
CREFITO 308138-F