• Brasil
  • 08:16:38 am

Seu gosto musical pode apontar traços da sua personalidade, sabia?

Pessoas mais “intensas” gostam mais de gêneros como rock, enquanto “organizados e amáveis” escutam música relaxante e country

news-details

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e publicado recentemente pelo Metrópolis, o gosto musical de cada um é o suficiente para apontar alguns traços de personalidade.

O levantamento, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, definiu 23 estilos de música e pediu que os voluntários de 53 países preenchessem um questionário sobre a sua personalidade e descrevessem seu gosto por cada um dos tipos de som.

Os gêneros musicais foram divididos em cinco grupos. O “suave” (soft rock, R&B e música contemporânea com letras românticas e sons mais lentos), “intenso” (rock clássico, punk, heavy metal e power pop), “contemporâneo” (música eletrônica, rap, latina e euro-pop), “sofisticado” (música clássica, ópera e jazz) e “despretensioso” (música relaxante e country).

Segundo os pesquisadores, pessoas extrovertidas preferem canções do gênero “contemporâneo”, enquanto indivíduos mais organizados e amáveis tendem a gostar das músicas do grupo “despretensioso”. Os ansiosos e pessimistas parecem escutar mais músicas “intensas”.

“Ficamos surpresos com o quanto esses padrões entre música e personalidade se replicaram em todo o mundo”.

“As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido em uma parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos em outro lugar, isso sugere que a música pode ser uma ponte muito poderosa. A música ajuda as pessoas a se entenderem e encontrarem terreno comum”, explica o principal autor do estudo, David Greenberg.