Direito

PROVA DE VIDA

A coluna é publicadas todas as segundas-feiras.
Por: Da Redação | Categoria: O direito explica | 28-06-2021 00:00 |
Confira os detalhes de como funcionará a prova de vida para os próximos meses
Confira os detalhes de como funcionará a prova de vida para os próximos meses Foto de Reprodução
A prova de vida estava suspensa em razão da pandemia, porém, voltou a ser obrigatória desde 01/06/2021 para todos que recebem benefício do INSS. Os pensionistas e aposentados que não realizarem a prova de vida poderão ter seus benefícios suspensos.
 
COMO FAZER A PROVA DE VIDA?
 
Para algumas pessoas a prova de vida pode ser feita através do aplicativo do Meu INSS, por biometria facial, basta você entrar no site ou aplicativo e verificar se a opção está disponível.
 
Se a opção por biometria facial não estiver disponível, você poderá realizá-la diretamente no banco em que recebe o benefício.
Também é possível renovar o cadastro através de um procurador, desde que apresente uma procuração ao INSS através do aplicativo, caso o beneficiário tenha dificuldade de se locomover.
 
Evite a suspensão do benefício e faça o mais rápido possível a prova de vida. O INSS disponibilizou um calendário informando os prazos para cada beneficiário regularizar e realizar a prova de vida. 
Até 30/06/2021 a prova de vida deverá ser realizada para quem deveria ter feito nos meses de março e abril de 2020 e a partir de 01/07/2021 inicia-se o prazo para os beneficiários que não fizeram a renovação no cadastro dos meses de maio e junho de 2020.
 
Erika Valim é advogada especialista em direito previdenciário.
Calendário da Prova de Vida