Literatura

ENTREVISTA COM VIVIAN VILLALBA

A coluna é publicada todos os domingos por Henrique Soares.
Por: Henrique Soares | Categoria: Especial | 03-04-2021 13:15 |
Vivian Villalba com seu livro, Esquadrão X.
Vivian Villalba com seu livro, Esquadrão X. Foto de Vivian Villalba

Hoje nossa coluna terá uma convidada mais que especial, a escritora Vivian Villalba, que já está em fase de publicação de seu segundo livro "Dakota" e também tem seu canal no Youtube voltado sobre a produção literaria, o "Escreva-me" (Clique aqui para conhecer).

Fiz uma breve entrevista com a promissora escritora Vivian sobre os seus projetos, livros, publicações e canal do youtube, confira como foi:

Vivian Villalba é bacharel em Biblioteconomia e Ciências da Informação e estudante de Letras, mora em Ribeirão Preto - SP, tem 28 anos, já publicou o livro "Esquadrão X" e está publicando seu segundo livro "Dakota", criou o Canal no Youtube "Escreva-me" onde produz conteúdos relacionados a literatura e ao processo criativo ao escrever um livro. Atulamenta também trabalha em uma editora de materiais didático, e entre seus hobbys estão assistir séries, filmes e a corrida é seu esporte preferido.

Vivian, o que te levou a se tornar uma escritora?

Desde pequena, sempre criei novas versões para histórias e filmes (as famosas fanfics, mas apenas mentalmente). Chegou em um ponto em que havia tantas histórias em minha cabeça, que eu precisava aliviar. Comecei a escrever as ideias originais e soube na hora que era aquilo que eu queria fazer.

E quais foram as suas maiores influencias literarias?

Apesar das controvérsias atuais, não dá pra negar o quanto J.K. Rowling me influenciou.

Como é ser uma escritora no Brasil?

Não é fácil, mas a verdade é que não é fácil em lugar nenhum. A peculiaridade do Brasil é que muitos leitores leem obras mais por gostarem do autor, como pessoa, do que pela história. Por isso celebridades conseguem vender bem. Isso exige que escritores tímidos e introspectivos se exponham mais se quiserem aumentar as vendas.

E qual é sua maior expectativa como escritora?

Construir uma boa base de leitores, que me acompanhem por todo o percurso de publicar todas as minhas histórias. Ver minhas obras virarem séries ou filmes seria uma experiência incrível.

Como é o processo de criar um livro?

Há muito planejamento e pesquisa para que a história seja bem-construída. Por exemplo, não dá para fazer os personagens usarem armas se você não souber como elas funcionam, fica superficial e a chance de colocar alguma informação errada ou impossível é grande. Depois de muito quebrar a cabeça para conectar todos os pontos da trama, é preciso revisar, revisar e revisar. Não só o português, mas a história em si, para ver se tudo está certo: a linha do tempo, trama, etc.

Como surgiu a ideia do seu Canal no Youtube?

YouTube estava em alta e eu precisava de uma forma de me tornar conhecida além da minha bolha social, antes mesmo de publicar um livro. A criação de um canal já era uma ideia que eu namorava há um tempo, mas não tinha o perfil dos youtubers que faziam sucesso na época. Eu poderia fingir ou focar em algo que eu sabia: a escrita. Então comecei a dar dicas de escrita, falar sobre esse processo e compartilhar minha experiência no canal. Meu público é bem específico, o que diminui o alcance, mas eu ajudo tanta gente e conheci um pessoal tão legal que eu não me vejo saindo desse nicho.

Onde encontrar o seu livro?

Ele está no site da editora Pendragon: (https://www.lojapendragon.com.br/ficcao-cientifica/livro-esquadrao-x)

Mas também pode ser encontrado em sites mais conhecidos, como Amazon, Submarino, Americanas, etc. O ebook, inclusive, está disponível no Kindle Unlimited da Amazon.

Qual livro gostaria de indicar para os nossos leitores?

Gostaria de indicar os livros da editora Pendragon. Não vou indicar um específico, pois há vários gêneros e temas... para todos os gostos. Acho bacana que os leitores se abram mais para os nacionais. Ainda há muito preconceito com os livros nacionais, mas dá pra encontrar tanta coisa boa por aí.

Onde te encontrar?

Instagram: @aqueescreve

O canal tem uma página no facebook: Escreva-me!

Agradeço muito a participação e colaboração da Vivian por essa entrevista mais que especial e que através das palavras da escritora, possam influenciar novos leitores. Vamos valorizar também os nossos autores e a nossa produção cultural, para quem sabe, abrir possibilidade de formar novos escritores a partir deste interesse. Vamos multiplicar o acesso a leitura e incentivar a formação de novos leitores.

Boa Leitura!!!

Henrique Soares é Bacharel em Biblioteconomia e Pós-Graduado em Gestão de Biblioteca Escolar. Encontre ele no Instagram ou no Linkedin