Política

NOVO PREFEITO: CONHEÇA O PERFIL DE ALEXANDRE FERREIRA

A transmissão da posse do prefeito eleito de Franca (SP) acontece, a partir das 10 horas, pela Rádio Imperador (AM 920) e Portal Pop Mundi.
Por: Thiago Rocioli | Categoria: Cotidiano | 01-01-2021 00:00 | 128
Alexandre Ferreira obteve 57,62% dos votos pelo segundo turno e volta ao cargo depois de quatro anos. Foram 76.339 no total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Alexandre Ferreira obteve 57,62% dos votos pelo segundo turno e volta ao cargo depois de quatro anos. Foram 76.339 no total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Foto de Divulgação

Toma posse, logo mais às 10 horas, na Câmara Municipal, o prefeito eleito Alexandre Ferreira (MDB), o  vice Professor Everton de Paula e os 15 legisladores para os próximos quatro anos. A sessão será presidida pela vereadora mais votada, Lindsay Cardoso (Cidadania). É possível acompanhar pela Rádio Imperador (AM 920) e Portal Pop Mundi.  

PERFIL

Alexandre Augusto Ferreira tem 53 anos, é médico veterinário e professor universitário. Na gestão do ex-prefeito Sidnei Rocha (PSDB), foi secretário de Saúde e de Desenvolvimento. Foi prefeito de Franca (SP) entre 2013 a 2016 e eleito novamente para o período de 2021 a 2024. Ele obteve 57,62% dos votos pelo segundo turno e volta ao cargo depois de quatro anos, quando o então ex-prefeito Sidnei Rocha perdeu no segundo turno para o atual prefeito Gilson de Souza (DEM). Na eleição atual, foram 76.339 votos obtidos por Ferreira, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

GESTÃO 2013-2016

Como prefeito, Alexandre Ferreira colocou Franca no circuito nacional. A cidade foi eleita a quinta melhor do País para se viver, segundo a revista Exame e o Portal Infomoney, e ficou em 1º lugar no ranking de saneamento básico através do Índice Brasil. 

PLANEJAMENTO

Nicola Rossano, que chefiou a Secretaria de Planejamento Urbano, volta para o mesmo posto, que provavelmente será chamada de Infraestrutura. Uma das ações que Nicola vai implementar logo no início do governo é o projeto Alvará On-line, com o objetivo de garantir uma liberação com mais rapidez dos projetos e alvarás da secretaria,motivo de reclamação por profissionais da área há muitos anos. Além disso, pretende executar manutenções e obras para melhorar a zeladoria de Franca.

EDUCAÇÃO

No governo de Alexandre Ferreira, a educação foi considerada a terceira melhor do País em Educação Básica e ficou no topo no Estado de São Paulo. Houve ainda a construção de 34 creches e a oferta no número de vagas dobrou chegando a oferecer mais de 9.000 vagas para crianças de famílias francanas. Para esta gestão, a maior pasta do município ficará a cargo de Márcia de Carvalho Gatti. Márcia tem 52 anos, dos quais 32 são dedicados à educação. Ela é graduada em Pedagogia e Mestre em Psicologia da Educação. Atual supervisora de ensino na rede estadual, Márcia foi professora de educação infantil, professora alfabetizadora, coordenadora do CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e diretora de escola.

SAÚDE

Alexandre trabalhou para reduzir as filas de espera para cirurgias e, através de parcerias com os governos Estadual e Federal, fez mutirões e zerou a fila de pacientes que esperavam por cirurgias de catarata. A Secretaria de Saúde terá Lucas Eduardo de Souza a frente. Ele terá a missão de ampliar a quantidade de médicos, por meio de concurso público, e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Lucas é servidor de carreira e ingressou na prefeitura há 14 anos. Ele acumula experiências na área da saúde, onde dirigiu os prontos socorros adulto e infantil da cidade, além de ser pós-graduado em Gestão do Sistema Único de Saúde.

FEAC

Na gestão anterior de Alexandre, foram feitas pistas de caminhada, ciclofaixa na avenida Presidente Vargas e 80 academias ao ar-livre. Alexandre e sua equipe também trabalharam junto ao Franca Basquete, que acumulava dívidas e voltou ao posto que nunca deveria ter deixado: o de clube mais tradicional e vitorioso do País. 

Embora não seja uma secretaria, a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) terá dimensões como tal e ficará a cargo de Mateus Caetano. Graduado em educação física, Mestre e Doutor em Promoção de Saúde, ele tem mais de duas décadas de trabalho na área. "O Mateus já havia sido diretor de esportes na minha primeira gestão (2013/2016). Agora, vamos valorizar os atletas francanos na iniciação esportiva em todas as idades e ampliar os projetos culturais em diversas áreas de atuação", escreveu o prefeito eleito nas redes sociais. 

MEIO AMBIENTE

Pela primeira vez, Franca (SP) terá uma secretaria dedicada ao Meio Ambiente. Na gestão anterior do prefeito eleito,  o município recebeu prêmios pelas ações de sustentabilidade e meio ambiente. O advogado Éder Brazão será responsável pela pasta. Além da experiência como advogado, o novo secretário já foi diretor de fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura.

DESENVOLVIMENTO

Na gestão de 2013 a 2016, Franca foi a cidade que mais gerou empregos durante a crise econômica que assolou o País em 2016, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Isso se deve aos cursos, treinamentos e capacitações oferecidas a mais de 100 mil vagas através do Programa Caminhos para o Emprego.

A ex-gestora de negócios do Sebrae-SP, Lucimara de Oliveira Correia do Prado, será secretária de Desenvolvimento. Lucimara, de 42 anos, é mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e especialista em educação empreendedora. Durante oito anos, ela atuou na área de Recursos Humanos, e também foi gestora no Sebrae-SP por nove anos. As nossas diretrizes são a geração de emprego e renda e qualificação profissional da mão de obra dos setores de comércio, indústria e serviços, através de cursos de capacitação.

AÇÃO SOCIAL

As políticas públicas da Ação Social não foram esquecidas na gestão 2013-2016. Foram implementadas três unidades do Centro Dia do Idoso nas regiões Oeste, Leste e Centro, além de duas unidades do Centro Dia para Pessoas com Deficiência nas zonas Norte e Centro de Franca. Mais de 930 pessoas foram encaminhadas para ambulatórios de especialidades, DST/AIDS, consultório de rua e para tratamentos odontológicos além de dependência química.

Cerca de 580 delas foram inseridas no mercado de trabalho. Houve também a adesão de 55 convênios junto ao Terceiro Setor, que recebeu aumento nos repasses. De pouco mais de R$ 6 milhões, o valor saltou para cerca de R$ 28 milhões, beneficiando milhares de pessoas através desses serviços. Nesta época foi implantado também o Centro Pop, para acolher a população vulnerável. Em entrevista concedida à Marcelo Valim, na Rádio Imperador (AM 920) durante o programa Na Mira da Notícia, Alexandre disse que o trabalho será retomado mas em outro local e aperfeiçoado. 

Para essa missão, Gislaine Liporoni ocupará a chefia da Secretaria de Ação Social. Gislaine é formada em Serviço Social na Unesp, com mestrado e doutorado na área.

TRÂNSITO 

Já na área de trânsito, foram instaladas 15 quilômetros de defensas nos córregos, onde aconteciam diversos acidentes – até fatais -, mais de 100 quilômetros de asfalto, sinalização de ruas e 40 câmeras de monitoramento nas principais vias da cidade e manutenção de calçadas para os pedestres. Atualmente desativadas, o novo prefeito disse que irá retomar o monitoriamento. O coronel reformado da Polícia Militar Marcus Araújo é quem será o responsável pela pasta de Segurança e Cidadania. Com 51 anos, Coronel Araújo tem experiência em todas as áreas do 15º Batalhão da PM, responsável por Franca e diversas cidades da região.

RECURSOS HUMANOS

Marina Mattos, servidora municipal, assume como secretária de Administração e Recursos Humanos. Marina tem 31 anos, mas conhece muito bem o setor, já que está na Prefeitura há dez anos e metade deles passou como chefe do RH.

APROXIMAÇÃO COM LEGISLATIVO

Será de responsabilidade do jornalista Marcelo Facuri a aproximação do governo Alexandre Ferreira com a Câmara Municipal. Facuri trabalhou com Alexandre entre 2013 a 2016, como coordenador de Comunicação. Ele também esteve à frente do setor de comunicação da Prefeitura nos dois mandatos do ex-prefeito Sidnei Rocha (PSDB). Recentemente, o jornalista trabalhava na equipe de assessoria da deputada estadual Delegada Graciela (PL).

“O Marcelo estará dentro da assessoria do gabinete para que a gente possa melhorar nossa comunicação interna e facilitar o entendimento com os parlamentares", disse o prefeito eleito.

ASSUNTOS ESTRATÉGICOS 

Fernando Baldochi foi vice-prefeito na gestão de 2013. "O Baldochi, naquelas horas que o prefeito nem o vice consigam fazer reuniões e orientar, ele possa participar porque já teve experiência anterior. Ele também será o elo entre o gabinete e todos os secretários", explicou Alexandre Ferreira.