• Brasil
  • 14:39:58 pm

Tradicional Cavalhadas da Franca ocorrerá em Agosto

A expectativa dos organizadores é que a apresentação deste ano atraia entre 5 mil e 6 mil ao Parque “Fernando Costa”

news-details

Em agosto, o Parque de Exposições Fernando Costa volta a ser palco das Cavalhadas de Franca. A expectativa dos organizadores é que a apresentação deste ano atraia entre 5 mil e 6 mil ao Parque “Fernando Costa”. Patrimônio Cultural Francano e integrante do calendário oficial de eventos do município, o teatro sobre cavalos acontece nos dias 13 e 14 do mês que vem. As informações são do Portal F3 Notícias.

Realizada pelo Clube das Cavalhadas da Franca, a encenação é uma tradição na cidade, realizada desde 1831, quase que ininterruptamente, chegando à edição de número 189. São quase 200 anos de história.

“Depois de dois anos pandêmicos, que tivemos as atividades interrompidas, estamos voltando com força total, com muita união dos participantes das Cavalhadas, em parceria com o poder público municipal, para trazer este espetáculo novamente à população francana e da região. A expectativa é muito grande”, disse o presidente do Clube das Cavalhadas da Franca, Marcus Vinícius Palermo Falleiros.

As apresentações, no Parque “Fernando Costa”, acontecem no dia 13 de agosto, sábado, a partir das 20 horas, e no dia 14, domingo, às 14 horas. A entrada será gratuita.

Há pouco mais de um mês para as apresentações, os treinos para as apresentações já estão a todo vapor, para que este retorno das Cavalhadas seja marcante. “O elenco já está montado. Estamos ensaiando há alguns dias. Começamos os ensaios a pé. E na próxima semana, vamos começar os ensaios a cavalo, no Parque ‘Fernando Costa’, disse Marcus.

Os ensaios acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 9h30. “A população está convidada a assistir aos ensaios, principalmente a cavalo. São ensaios legais, são dinâmicos, e a população pode ver um pouco da equitação e um pouco da cultura. Tudo isso junto”, convidou o presidente das Cavalhadas.

HISTÓRIA

As Cavalhadas da Franca começaram a ser encenadas em 1831. Já são quase dois séculos de existência desta apresentação cultural, a terceira mais antiga do Brasil – sendo as de Poconé, Pirenópolis as únicas mais antigas que Franca.

“As Cavalhadas nada mais são que um teatro a cavalo, um folguedo folclórico, onde, ali narramos e encenamos fatos e batalhas que aconteceram há mil anos, na Europa, no norte da Espanha, sul da França”, conta Marcus Vinícius.

Ele se refere ao período em que os exércitos de Carlos Magno barraram a invasão dos mouros, árabes e mulçumanos, na Europa. “O ponto central das Cavalhadas é esse. E temos adjacências, como princesa, príncipes, etc. É um teatro muito bonito, com muita alegria, com muita dinâmica, que vale muito a pena assistir”.