Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 991971243

Quem pode ser o próximo Papa?

Apesar das especulações, existe um ditado popular cauteloso que afirma: “Quem entra no conclave como papa, sai como cardeal”. Ou seja, ser considerado um forte candidato não garante nada. Existem prováveis, mas isto não quer dizer muita coisa.

Com a morte do Papa Francisco, começará o processo de escolha do sucessor, num ritual conhecido como conclave. O Colégio Cardinalício, composto por cardeais de todo o mundo. O Brasil possui oito gardeais. Ao todo, 100 votam pela escolha de um novo Papa.

Cotados para o próximo Papa

Os dias entre o funeral do papa e o início do conclave são essenciais e podem causar mudanças repentinas entre os principais “papabili” (plural de “papabile”). Entre os prováveis, circulam os nomes de:

Cardeal Fridolin Ambongo Besungu 

Fridolin Ambongo Besungu, nascido em 24 de janeiro de 1960 em Boto, República Democrática do Congo, é arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato. Além de suas responsabilidades arquidiocesanas, o cardeal tem se destacado como defensor da paz e da justiça social na RDC.

Pietro Parolin

Pietro Parolin, nascido em 1955 em Schiavon, Itália, é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.

Matteo Maria Zuppi

É o atual arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019. Conhecido por sua postura progressista e proximidade com o Pontífice, Zuppi é presidente da Conferência Episcopal Italiana e membro da Comunidade de Sant’Egidio, um movimento católico dedicado à paz e ao diálogo inter-religioso.

Pierbattista Pizzaballa

Nascido em 1965, em Cologno al Serio, na Itália, Pizzaballa é o Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos. Embora mantenha laços estreitos com líderes judeus, também tem sido um defensor vocal dos palestinos durante o conflito em Gaza, tendo visitado o enclave no final do ano passado.

Deixe seu comentário: