Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 991971243

Ponte entre Rifaina e Sacramento preocupa após vistoria técnica

A ponte que liga as cidades de Rifaina (SP) e Sacramento (MG), sobre a Represa da Jaguara, está em estado crítico de conservação.

A Ponte preocupa após passar por vistoria técnica. A constatação foi feita por engenheiros dos Departamentos de Estradas e Rodagem (DERs) de São Paulo e Minas Gerais, durante uma vistoria técnica realizada nesta quarta-feira (9), por determinação do Ministério Público Federal (MPF).

Com mais de 50 anos de uso, a estrutura é diariamente utilizada por milhares de motoristas da região de Franca e do Triângulo Mineiro. A inspeção ocorreu após sucessivas denúncias e reclamações da população sobre a deterioração da ponte e a falta de manutenção adequada.

Para a realização da análise técnica, o nível da represa foi reduzido, permitindo o acesso visual a partes submersas da estrutura. O laudo elaborado pelos engenheiros será enviado ao MPF, que avaliará se celebrará um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou se recorrerá à via judicial para cobrar providências.

A responsabilidade pela manutenção da ponte é motivo de impasse. Inicialmente federal, a estrutura era de responsabilidade da CEMIG, estatal mineira de energia que foi privatizada. A Engie, empresa que adquiriu a operação da usina, não assumiu a conservação da ponte, por não haver previsão contratual nesse sentido.

Apesar da indefinição, os prefeitos de Rifaina e de Sacramento sinalizaram que farão reparos paliativos, como tapa-buracos e pintura. No entanto, segundo o presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, a situação exige uma intervenção mais robusta. “Há pontos onde a ferragem da estrutura já está exposta. Isso compromete a integridade da ponte e pode causar acidentes graves”, alertou. Bassi também se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, e com a empresária Flávia Lancha, para buscar uma solução definitiva. Segundo ele, Kassab indicou que o DER-SP está disposto a assumir a responsabilidade pela manutenção, em parceria com o MPF, enquanto aguarda uma definição formal dos procuradores federais.

Deixe seu comentário: