Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 991971243

Circuito Histórico destaca o patrimônio de Franca

Thiago Rocioli
Da Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

O Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) realizou, nesta quinta-feira (27), o 1º Circuito Histórico e Cultural da Cidade, um passeio gratuito com duas horas de duração, que teve como objetivo explorar e valorizar o patrimônio histórico de Franca.

O evento contou com o apoio de uma empresa de turismo local, que disponibilizou um ônibus de dois andares para o trajeto. Os participantes percorreram pontos emblemáticos da cidade, como as praças Nossa Senhora da Conceição (Relógio do Sol) e Barão, Unesp, Colégio Champagnat, Museu Histórico “José Chiachiri”, avenida Presidente Vargas, Capelinha, Praça Zumbi dos Palmares e Miramontes.

A visita foi conduzida pelo arquiteto Marcelo Pini Prestes, representante do CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico), que destacou a importância de conhecer e preservar o patrimônio local. “Franca tem uma história riquíssima, e ela só faz sentido quando se torna documento e envolve a comunidade”, ressaltou. Tânia Mara Pinto de Souza, presidente do COMTUR, enfatizou a necessidade de fomentar a cultura do turismo na cidade. “Precisamos trazer pertencimento e destacar o que Franca tem a oferecer”, afirmou.

Os participantes aprovaram a iniciativa. “É uma oportunidade de conhecer uma Franca que não é falada e nem mostrada. Nossa história é rica e plural, formada por indígenas, negros, italianos e outros povos”, observou a pesquisadora e professora Glenda Melo.

Novas edições do circuito estão previstas para os próximos meses. Criado em 2006, o COMTUR reúne membros do setor público, sociedade civil, Sebrae, além de representantes da hotelaria, turismo, negócios, setor calçadista, tecnologia, transportes, comunicação e outras áreas.

Deixe seu comentário: