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Da Redação
A duplicação de 31 quilômetros da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), do km 249 ao 254, de São Carlos ao entroncamento com a SP-255, em Rincão, segue avançando com diversas frentes de trabalho ao longo do trecho, que recebe um investimento de R$ 176 milhões. Cerca de 200 trabalhadores atualmente estão mobilizados na execução dos serviços.
A obra no segmento viário da SP-318, iniciada no final de maio de 2024, proporcionará condições mais seguras de tráfego no entroncamento entre as duas rodovias (SP-318 e SP-255), que conectam as cidades de São Carlos, Rincão e Araraquara, favorecendo a infraestrutura do corredor logístico Ribeirão Preto x São Carlos.
Do km 249 ao 254, a obra está em fase mais avançada, com a execução da base do pavimento e revestimento asfáltico, e com início da construção das drenagens superficiais para depois iniciar o acabamento de revestimento vegetal.
No dispositivo do km 253, aproxima-se a fase de lançamento das vigas sobre o viaduto que servirá de retorno em desnível após a segmentação total do fluxo de veículos. Os elementos de apoio necessários (vigas travessas) já estão executados e em breve receberão 4 vigas longarinas de 35m cada uma.
Do km 254 ao km 263, a obra está em fase de terraplenagem, sub-base de pavimento e drenagens profundas. O dispositivo do km 249 está em fase de terraplenagem e também de drenagem profunda. Na altura dos quilômetros 259, 263 e 274, são realizados serviços de limpeza e fundação dos viadutos nos dispositivos de retorno.
Mesmo com o período de chuvas frequentes, que inevitavelmente impactam no ritmo de qualquer obra, são executadas medidas preventivas para conservação dos serviços já executados e as equipes atuam na implantação de contenções transitórias para correta condução das águas, evitando retrabalhos e danos ao meio ambiente.
Com a modernização, a rodovia será constituída de duas novas faixas de rolamento. A obra de duplicação também inclui a construção de seis novos dispositivos de retorno ao longo do segmento, assim como a remodelação do dispositivo existente no km 269.
A implantação de novos dispositivos resultará na redução de acidentes causados pela travessia em nível, e consequentemente na diminuição de ocorrências de colisões frontais e transversais. A nova pista deve beneficiar diretamente os municípios de São Carlos, Rincão, Guatapará, Araraquara, Américo Brasiliense e Santa Lúcia, que juntas somam cerca de 550 mil moradores.
À medida que os serviços são executados e para a continuidade da obra, eventuais bloqueios e operações pare e siga podem ser realizados. Esse tipo de intervenção exige mais atenção de motoristas que trafegam pelo eixo, já que há impacto no tráfego e a necessidade de redução da velocidade.
Além disso, a Arteris ViaPaulista integra e apoia o Movimento Afaste-se, que tem como principal objetivo a proteção de colaboradores e outros profissionais que atuam nas pistas. A empresa reforça o alerta aos motoristas para que, ao perceberem uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento nas rodovias, ou mesmo obras, mude de faixa sempre que for possível e seguro. Outra orientação é reduzir a velocidade do veículo sempre que avistar a sinalização de indicação de obras.