Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Thiago Rocioli
Da Redação
O Brasil tem 68 milhões e 600 mil endividados. É o que indica pesquisa do SPC Brasil em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas.
Quer dizer que quatro, de cada 10 pessoas, estão no vermelho. Ou seja, 40%. O valor médio que cada uma deve é de R$ 4,5 mil. A maior parte dos endividados, 65% tem débitos com os bancos. Destaque, ainda, para as dívidas com: comércio, serviços de telecomunicações e até o atraso no pagamento de contas de serviços básicos, como água e energia elétrica.
Em nota, os responsáveis pelo estudo mostraram preocupação com o crescimento da inadimplência e com a inflação dos alimentos, que deixa o trabalhador ainda mais pressionado. Eles recomendam que o dinheiro do décimo terceiro seja usado para colocar as contas em ordem, o que ainda ajuda a escapar dos juros altos.
Com a disparada do dólar, é provável que os juros devem subir. De acordo com projeção do mercado financeiro, a Selic deve subir de 10,75% para 11,25% ao ano, uma elevação de 0,5 ponto percentual. Se confirmado, esse será o segundo aumento seguido, e o maior desde maio de 2022, ou seja, em dois anos e meio.