Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
E terminou a Datenodependência, um termo que define bem a relação de José Luiz Datena com o Grupo Bandeirantes de Cominicação. Não bastava apenas Datena ter sucesso na televisão. Ele sempre foi encaixado onde se necessitasse da sua presença para alavancar horários e projetos. As emissoras de rádio vivenciaram bastante esse processo, iniciado em maio de 2010, quando ele assumiu o Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes.
“Nunca antes na história da comunicação social deste país um grupo investiu tanto em um nome como a Bandeirantes tem feito com José Luis Datena. Além dos dois horários que ele tem na TV Bandeirantes, um programa no canal fechado Band Sports foi criado especificamente para ele, o Por Dentro da Bola (embora faça tempo que ele não apareça por lá – a vinheta de abertura ainda tem sua imagem). Não será surpresa se, em pouco tempo, ele estiver participando das programações da Band FM, Nativa, Sul América Trânsito e Band News. É a Datenodependência”, escrevi em certa ocasião.
Em julho de 2014, esse processo foi mais acentuado quando ele estreou na Bradesco Esportes FM, dentro de um projeto de reformulação da emissora esportiva do Grupo Bandeirantes, que, pouco depois de seu lançamento, ainda não havia dito ao que veio. O apresentador ocupou um espaço no final das manhãs à frente do “Nossa Área com Datena”. A atração durou até 2017, quando a rádio foi extinta (bem no momento em que a audiência estava reagindo).
No mesmo 2014, confirmando a expectativa do texto reproduzido um parágrafo acima, ele chegou a ter um quadro na Band News FM, chamado “Me Ajuda Aí, Ó”.
Segundo o texto de divulgação, “em companhia dos âncoras do ‘BandNews São Paulo’, Eduardo Barão e Sheila Magalhães, Datena vai comentar, ao vivo, assuntos importantes do dia que envolvam mobilidade, transporte público, segurança pública, política, entre outros. A coluna “Meu Ajuda Aí, Ô” vai ao ar de segunda a sexta-feira às 10h30”. Não deve ter durado muito tempo essa sua participação na emissora jornalística. Quem souber o período exato de existência deste quadro, deixe um comentário aí embaixo.
Com o fim da Bradesco Esportes em 2017, nosso heroi voltou à Rádio Bandeirantes, ainda na parte da manhã, apresentando o “90 Minutos”. Não ficou muito tempo e saiu, retornando em março de 2020, com direito a uma entrevista com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa nova passagem durou até março de 2023, quando deixou a emissora novamente, alegando cansaço. Nesta fase, o programa voltou a ter o nome de “Manhã Bandeirantes”.
Datena fez algumas participações especiais como por exemplo a Copa do Mundo de 2018, na qual ele atuou como comentarista em alguns jogos da seleção brasileira, especialmente aqueles do período da manhã, ao lado de Claudio Zaidan.
O restante da história é conhecido. Datena foi candidato a prefeito de São Paulo no ano de 2014, teve de se afastar da televisão, e conduziu uma não campanha, chegando a não pedir votos em uma caminhada na zona norte de São Paulo. Sua principal contribuição foi o episódio da cadeirada.
Depois do fracasso eleitoral, ele permaneceu fora do ar e até estava negociando um novo contrato com a Bandeirantes. Entretanto, o vínculo foi encerrado no último dia 28, em comum acordo, segundo comunicado oficial do grupo.
RODNEY BROCANELLI
Apaixonado por Rádio. Responsável pelo blog “Radioamantes”.