Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta quinta-feira (28), Franca, localizada no Interior Paulista, celebra dois séculos marcados por progresso e conquistas que a projetam no Brasil e no exterior. Reconhecida como a Capital do Saneamento Básico, a cidade é referência nacional em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
Essa trajetória começou em 1977, quando a Sabesp assumiu a operação local. Na época, apenas 70% da população tinha acesso à água tratada e nenhum esgoto era tratado. Hoje, Franca, com mais de 352 mil habitantes, desfruta de saneamento universalizado há décadas, superando as metas do Marco Legal do Saneamento. Desde 1998, todo o esgoto coletado é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Franca), consolidando a cidade como um modelo de inovação.
A ETE Franca foi pioneira na produção do Sabesfértil, fertilizante do lodo tratado, e, desde 2018, converte biogás em biometano, abastecendo veículos da Sabesp. Além disso, o Sistema Sapucaí-Mirim, inaugurado em 2022 com R$ 350 milhões de investimentos, garante segurança hídrica para as próximas décadas.
“Franca é exemplo de gestão eficiente e visão de futuro”, destaca Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp.