Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 991971243

Se tivesse um hit para o 13º salário, como ele seria?

No final do ano, enquanto as decorações de Natal começam a aparecer e o panetone invade as prateleiras, os trabalhadores brasileiros aguardam ansiosamente pelo 13º salário. A propósito, o pagamento extra para o trabalhador com carteira assinada deve injetar quase R$ 322 bilhões na economia.

O benefício corresponde a 1/12 da remuneração por mês trabalhado e é pago em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Neste contexto, pesquisamos se há alguma canção que trate diretamente sobre o tema. Não há ou não encontramos. Porém, não seria difícil produzir uma que fale a respeito. Até porque músico é criativo e pode explorar bem essa “ferramenta”. Quer um exemplo? De improviso, pensei aqui em uma letra: “Lá vem ele, todo ano, sem atrasar. / É o décimo terceiro, pronto pra alegrar. / Com ele eu pago as contas e ainda vou gastar. / No churrasco com os amigos, vamos comemorar!”

Para os músicos de plantão, além de apreciar a letra bem-humorada, é interessante analisar a estrutura da canção. Supondo que ela esteja em compasso 4/4, com uma progressão harmônica simples, como I-IV-V-I, ela se torna acessível para iniciantes. A melodia, construída sobre a escala maior, facilita a leitura de partitura e a execução no instrumento. Então, que tal pegar seu violão, chamar os amigos e celebrar o 13º salário com uma boa música?

PRODUÇÃO MUSICAL

Na Musixe, através do curso de Tecnologia, é possível transformar este “rascunho” de canção em uma música de verdade. O processo de produção de uma música pode variar dependendo do estilo musical, do produtor, do artista e dos objetivos da obra. No entanto, o fluxo geral pode ser dividido nas seguintes etapas:

Composição

Para compor é preciso que tenha inspiração! É o ponto de partida. Pode surgir de uma ideia melódica, harmônica, letra ou até um conceito emocional ou engraçado. Em seguida, decide-se pela estrutura. Quais serão os versos, o refrão, a ponte, etc.

Pré-Produção

É neste processo que se define o Arranjo. Escolhe-se instrumentos, estilo e dinâmica. Pode incluir uma gravação de “rascunho” ou um “demo” para visualizar a ideia geral. Produtores, compositores e músicos contribuem com suas ideias para enriquecer a música. Estuda-se o que será necessário para as gravações, como estúdio, equipamentos e músicos adicionais.

Gravação

Já na gravação é realizada a captura dos instrumentos e vocais. Este processo é realizado um de cada vez, normalmente em camadas:

Base (ex.: bateria e baixo);
Harmonia (ex.: guitarras, teclados);
Melodia (vocais principais);
Detalhes (percussão adicional, efeitos sonoros);
Performance: Ensaios prévios garantem que os músicos e vocalistas estejam bem preparados.

Edição

Escolha das melhores tomadas das gravações. Pode incluir afinação (com autotune ou manualmente), correção de tempo e cortes. Além de combinações de diferentes trechos de gravações para criar a melhor versão.

Mixagem

Equilíbrio entre o volume de cada elemento para garantir clareza e impacto. E, por fim, as masterização que é a equalização e compreensão finais aplicadas para deixar o áudio uniforme.

Deixe seu comentário: