Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
É impossível ser brasileiro e não saber cantar, de cor, a música escrita pela farmacêutica Bertha Homem de Mello. A canção é tão famosa que até os desafinados não se intimidam e, unidos a muitos outros conhecedores de música ou não, em uma espécie de banda de karaokê, entoam os versos. E a história da música é tão maluca quanto tentar explicar por que sempre tem um tio que começa a cantar antes da hora.
A canção surgiu nos Estados Unidos, em 1893, quando as irmãs Patty e Mildred J. Hill, professoras e, aparentemente, compositoras em tempo livre, criaram a chamada “Good Morning to All”. Uma melodia despretensiosa, com apenas três acordes e uma frase que se repete mais do que sua mãe pedindo para você ir lavar à louça. Tudo para dar bom dia às crianças.
No Brasil, em 1942, a canção foi adaptada pela farmacêutica Bertha Homem de Mello. Bertha olhou para aquela música insossa e pensou: “Isso aqui pode se tornar o hino de todos os aniversários”. E assim nasceu o “Parabéns para você”.
Na Turquia, no Japão, em todos os cantos, a melodia ressoa com variações linguísticas e versões adaptadas como “Feliz Aniversário” ou “Viva Você”. Mas a essência é a mesma. Em francês, por exemplo, “Joyeux Anniversaire” soa sofisticado até o momento em que seu primo desajeitado começa a bater palmas na contramão do compasso – afinal de contas, toda família tem um primo assim.
E assim, “Parabéns para Você” se eternizou como a trilha sonora oficial da combinação de bolo, bombons, balões e lembrancinhas recheadas de mais doces. Bertha, sem saber, deu ao mundo o que ele não sabia que precisava: uma música que, com três acordes e um coro torto, faz qualquer um se sentir especial (ou constrangido) uma vez por ano.